quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Personalidades que construíram Itaporanga

Mercado Público que foi demolido pelo então Prefeito Sinval Pinto
A vida política em Itaporanga, desde os seus primórdios, com facções bem definidas, lideradas por políticos carismáticos e de grande apelo popular. Foi o médico José Gomes da Silva a primeira personalidade da política da cidade, confrontando-se na época com o advogado Praxedes da Silva Pitanga, um jurista irreverente, de muitos fatos, de muitos casos e de muitas estórias. José Gomes da Silva foi também o primeiro itaporanguense, quando a cidade ainda era Misericórdia, a ocupar o Governo da Paraíba, na qualidade de interventor federal. Afastado da política, o seu espaço foi ocupado por outro médico, o Dr. Balduíno Minervino de Carvalho, também opositor de Pitanga. 

Praça João Pessoa e ao fundo a Prefeitura
Na verdade, a presença de médicos na política de Itaporanga sempre foi uma constante. A Prefeitura, por exemplo, foi ocupada pelos doutores Francisco Clementino de Carvalho e Adailton Teodulo, que realizaram boas administrações. Sendo que o primeiro é o responsável pela melhoria da qualidade de vida dos habitantes da cidade, no início da década de 60, com a implantação dos serviços de abastecimento d’água e saneamento básico, e a eletrificação urbana da sede do município, com energia fornecida pela hidrelétrica de Coremas. O segundo conseguiu com o governador João Agripino Filho a abertura e funcionamento do Hospital Distrital ‘José Gomes da Silva’, benefício que a população de Itaporanga esperava há mais de vinte anos. 

Avenida Getúlio Vargas
Depois de José Gomes da Silva, Praxedes Pitanga e Balduíno de Cravalho, que foi deputado estadual por seis legislaturas, o político itaporanguense de maior expressão e prestígio estadual foi o jornalista José Soares Madruga, deputado estadual, secretário de estado, presidente da Assembléia Legislativa, cargo que o levou a assumir o cargo de Governador. Foi ele o principal responsável pelo grau de desenvolvimento que Itaporanga ostenta na atualidade, abrigando na cidade os principais órgãos regionais do Governo do Estado. Hoje, a política de Itaporanga tem no ex-deputado e prefeito, recém empossado, Djaci Brasileiro a sua estrela maior. Levando­se em consideração a sua densidade eleitoral no município e a liderança que exerce em todo o Vale do Piancó. 

Ruá do Cruzeiro,  hoje Avenida Padre Lourenço
Sem dúvidas, um dos grandes baluartes da ‘Rainha do Vale’ foi Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, carinhosa chamado até hoje como Padre Zé, pelos relevantes e importantes serviços prestados à comunidade local em mais de 50 anos de sacerdócio. As mulheres também tiveram papel fundamental na construção da história do município pelo caráter com que se destacaram nesta terra. Entre elas, duas distintas senhoras se sobressaíram com seus feitos na história cada qual há seu tempo: Maria Salomé Pedrosa e Maria Ivete Fonseca Pinto, respectivamente tia e sobrinha. A primeira é a síntese da altivez de todas as mulheres de Misericórdia enquanto a segunda com presença e firmeza aprendeu a formar líderes. Maria Ivete Fonseca Pinto, que já teve o marido Moacir Pinto prefeito de Itaporanga, não chegou a ser prefeita, mas a história a registra como responsável pela ascensão à Prefeitura, em pouco mais de vinte anos, de: um primo, um irmão e uma filha. Além de ser à base da ascensão de um genro, por quatro vezes, à Assembléia Legislativa.

Casas onde existe hoje o mercadinho de Zé Pequeno
Apesar de ter conquistado sua emancipação política em 1863, Misericórdia continuou dependendo administrativamente dos poderes de Piancó, que manobrava com toda a vida do novo município, tanto que somente no final da década de 19, com a eleição de Álvaro Alvim da Silva para o comando administrativo da cidade é que os naturais de Itaporanga assumiam efetivamente o poder, o que foi reforçado pela chegada de José Brunet Ramalho a chefia de Executivo, em 1921. A partir daí e até o final da ditadura de Vargas, o município foi governado por José Gomes da Silva, Sebastião Gomes da Silva, Praxedes da Silva Pitanga, lrineu Rodrigues da Silva, Antônio Vidal Gomes, Marcolino (Sinhozinho) Farias e Hosmirda Téodulo da Silva. 

Inauguração da BR-361
Após a redemocratização do Brasil, na década de 40, passaram pela Prefeitura de Itaporanga vários políticos de larga visão administrativa, como: José Barros Sobrinho, Praxedes Pitanga, Sebastião Rodrigues, Abraão Diniz, Francisco Clementino de Carvalho (Paizinho), Sinval Mendonça, Adailton Téodulo, Sinval Pinto, Marleno Barros, Moacir Pinto, João Franco da Costa, Murilo Bernardo, Will Rodrigues, José Silvino Sobrinho, Kátia Lúcia Pinto Fonseca Brasileiro (primeira e única mulher a administrar a cidade), Will Rodrigues (2° mandato), Antônio Porcino Sobrinho e Djaci Farias Brasileiro, atual prefeito. Cada um dos nossos interventores, prefeitos eleitos e líderes maiores, ao longo dos anos, realizaram obras fundamentais para o progresso do município. 

Como veremos nas páginas que se seguem: 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More