sábado, 20 de dezembro de 2014

FORA DE TEMPO


O Rádio Vivo sempre tem ajudado as pessoas que o procuram com apelos para doação de alimentos, passagens, roupas e até remédios. Isto é um ponto positivo, mas, tanto quem procura ajuda ou tem alguma denúncia a fazer, creio eu deveria antes de qualquer coisa, procurar os órgãos competentes. Depois de não resolvido o problema, aí sim, seria o caso de botar a boca no trombone. Há problemas que podem ser resolvidos com um simples telefonema para a Secretaria da Prefeitura, para o Prefeito, para a Saelpa, para a Cagepa e se for o caso para a Curadoria do Cidadão. 

Algumas pessoas acham bonito meter o pau em qualquer autoridade do governo e se isto for feito no rádio, melhor ainda, pois dá ibope para ambos. Sem falar em alguns “comentaristas de plantão” que não procuram nem saber a veracidade dos fatos, vão “descendo a ripa” e muitas vezes são desmentidos de imediato, ou pior ainda, tem que voltar atrás em seu comentário. 

Por falar nisto, mais especificamente, no caso de uma pessoa que estava a precisar de um remédio e não procurou sequer saber se na farmácia base do município tinha, foi procurar o remédio no rádio. De pronto apareceu logo quem, sem conhecimento dos fatos, meteu o pau na Secretária da Saúde do Município e até no Prefeito. Como foi explicado, nem a pessoa procurou no local certo e nem o remédio fazia parte da relação dos produtos da cesta básica de medicamentos que constantemente é adquirida pelo município. 

Houve então uma intervenção do vereador Saulo que se dispôs a doar o medicamento e fez mais; deu a idéia para que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, fizesse um censo de todos os doentes acometidos de todas as doenças, principalmente os doentes cardíacos e aqueles que tomam remédios controlados. 

Brilhante idéia a do nobre vereador, isto mostra que ele se preocupa com a saúde dos seus concidadãos. Brilhante, mas um pouco fora de tempo. Salvo engano, na gestão passada o vereador era situação e, creio eu, teria tido até êxito se esta sua sugestão fosse colocada na, Câmara Municipal como projeto, teria sido aprovado e a prefeita não se negaria a sancionar a lei que beneficiaria uma grande parte dos itaporanguenses carentes. 

Nada melhor do que apontar os erros dos outros e, muito cômodo, é falar porque alguém fez isto ou deixou de fazer aquilo. Mas, não seria o caso de olhar para trás, fazer um exame de consciência e poder dizer: Eu também tenho uma parcela de culpa, portanto não devo e nem posso, atirar pedras em ninguém. 


O DJANIC

Ele apareceu aqui, trazido por Altiva, a sua sogra. Como médico teve muita facilidade para ganhar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado e apesar de não ser filho da terra, passou a ser considerado o representante de Beautiful Stone junto ao governo do estado. 
Sua primeira atuação como deputado não foi das melhores, mas devido aos favores médicos prestados a população carente, conseguiu se reeleger para um segundo mandato. Altiva, mestre na política do “vale” tudo, teve sua glória, ao eleger dois anos depois, o seu irmão para prefeito desta cidade. Embora mal assessorado, Joseph fez um governo regular. 

Passados dois mandatos do deputado Pursue Brazilian, com o “tio” na prefeitura; mesmo sem destaque na casa de “Epitaph Person”, o deputado ganhou fama e prestígio junto aos seus “conterrâneos”, alguns até o apelidavam de “Frei Damião”, um grande missionário que viveu no Nordeste do Brasil. A comparação é no mínimo leviana, pois o religioso, não fazia promessas... Ele as recebia! Tentou então, pela terceira vez sua chegada ao parlamento estadual e obteve êxito. 

O Ápice do grupo e o êxtase de Altiva vieram com a eleição da sua filha - a esposa do deputado, para a prefeitura de Beautiful Stone. Altiva, muito experiente na política, mesmo sabendo tudo de eleição, não soube ensinar ao genro e a filha como fazer para que as suas atuações como representantes do povo, no legislativo e no executivo, tivessem o êxito esperado. Mas uma coisa eles aprenderam, e aprenderam muito bem: perseguir todos aqueles que quiseram quebrar o cabresto, aqueles que, vendo suas expectativas frustradas, deixaram o grupo e se tornaram, não opositores, mas, inimigos políticos. 

A má atuação da prefeita foi o fator primordial para o início da decadência do “nosso grupo” (como diria Green Onion). É tanto que, com todo o poder na mão e auxiliados pelo governo estadual, perderam a última eleição municipal. No entanto, mesmo “de baixo” o deputado continuou com prestígio suficiente para continuar suas perseguições políticas, tendo como seu principal mentor o vereador Stores’Tony. 

Alguns vereadores eleitos pelo “esquema do deputado”, muito fiel aos seus princípios (primeiro eu, segundo eu, terceiro eu...), acostumados com o poder, os mais velhos e, matreiros, os mais novos; de pronto abandonaram o barco. Começava aí a decadência política do representante da nossa região, que muito promete e poucas vezes, cumpre. O último exemplo disto foram os inúmeros projetos propagados no rádio e que, de todos que vinham para nossa cidade, foi assinado apenas um. 

Faltando poucos meses, para as eleições, onde Pursue Brazilian tentará seu quarto mandato, a debandada dos aliados se torna mais visível e com tendências a se agravar. É a lei da aviação: Tudo que sobe, desce! 

E, quando um navio começa a afundar, os mais espertos procuram os botes salva-vidas, sobrando para os outros, inclusive os ratos de porão, se atirarem ao mar para não se afogarem juntos com o  barco e o capitão. É chegada a hora do “Salve-se quem puder!” Pois, “herói, é aquele que não teve tempo de correr!” 


A importância do Vale do Paraíba

Às vezes precisamos de coisas como essas para nos ajudar a parar de pensar nos problemas... Na prova final do Colégio Pedro II, um aluno tem uma brilhante resposta para a seguinte questão: 

Faça uma análise sobre a importância do Vale do Paraíba. 
“O Vale do Paraíba é de suma importância, pois, não podemos discriminar esses importantes cidadãos brasileiros. Já que existem: o vale-transporte, o vale-idoso, porque não existir também o vale-do­paraíba? Além disso, sabemos que os paraibanoss, de um modo geral, trabalham em obras ou portarias de edifícios e ganham pouco. Então, o dinheirinho que entra no meio do mês, que é o vale, é muito importante para ele equilibrar a sua economia familiar.” 

***

Sou feliz porque tenho paz, sou grato a Deus pelo Seu amor por mim.Tenho poucos amigos, porém verdadeiros. Por nada neste mundo faço o que não gosto. Acredito nos meus sonhos e vivo. A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que se ganha, mas o que ele nos torna. 
John Ruskin 

Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More