quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

São Paulo: itaporanguense é tema de escola no carnaval de 2009, em Mogi das Cruzes

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Sales, da cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, terá como tema do Carnaval 2009 o itaporanguense Luiz de França Mello.

O homenageado nasceu em 1928 na cidade de Itaporanga, onde viveu até os 23 anos de idade. No ano de 1957, Luiz fixou residência no município de Mogi das Cruzes onde continua até hoje com seus 80 anos de idade.

Sua dedicação ao samba rendeu-lhe, em 1988, o mais importante título conferido pela AMESB Associação Mogiana das Escolas de Samba, o título de CIDADÃO DO SAMBA MOGIANO, feito que voltou a acontecer em 2008 com a mesma condecoração. A escola Unidos dos Sales é a mais nova agremiação do carnaval mogiano, fundada em 1995 é um antigo sonho do presidente Francisco Sales de Souza, que participa do Carnaval mogiano desde 1956 e acompanhou de perto 16 escolas conquistarem título de campeãs. Passou pela Acadêmicos do São João, Unidos da Vila Industrial e Mocidade do Tietê, fundou o Morro da Rochinha e há seis anos, a agremiação batizada com seu sobrenome.

O carnavalesco Wladimir Gorrera Sesma disse, ao itaporanga.net, que a escolha deste tema foi “uma justa homenagem ao filho da Paraíba que em nossa cidade se transformou em exemplo de garra e luta”.

Escola Unidos do Sales


Veja abaixo a sinopse do enredo:

Samba no pé, sertão no sangue e Mogi no coração.
LUIZ FRANÇA uma história de luta.

Em Itaporanga, pequena cidade do estado da Paraíba, nascia Luiz França de Mello, filho de família humilde, não teve irmãos e não chegou a conhecer pai nem mãe. A mãe faleceu quando Luiz tinha apenas seis meses de vida e já o havia entregado para que fosse criado por uma família amiga.

Com a família adotiva, Família Diniz, viveu até os 23 anos de idade. Com poucos estudos (somente o primário) logo aos sete anos começou a trabalhar na roça em plantações de arroz, feijão, cana de açúcar, etc. Era muito trabalho e pouco tempo para a diversão e o estudo, porém uma de suas grandes paixões nasceu ali; Ainda na infância, aprendeu a pular a janela de casa para assistir os desfiles do carnaval de rua de Itaporanga.

Como para muitos do norte e nordeste brasileiro São Paulo era o sonho de uma vida melhor, com Luiz, agora casado, não foi diferente, e em 1955 junta o pouco que pode carregar e, com sua esposa Sebastiana, sai a busca dos sonhos em cima de um pau-de-arara. Cena cruel, porém comum dentro da realidade de nosso país. Foram dias e dias, em condições desumanas, dormindo com outras três famílias na caçamba de uma caminhonete, e antes de terminar a viagem o pouco dinheiro já havia acabado.

Chegando em São Paulo, Luiz foi procurar por emprego em uma fundição no bairro da Lapa, uma indicação que já tinha tido de um político na Paraíba.

Como não tinha onde ficar foi acolhido por Davi Marques, um conterrâneo que já trabalhava naquela empresa.

Em 1957, a convite de seu compadre e amigo, o Eng. Vandeck, rumou à Mogi das Cruzes, desta feita a bordo da saudosa Maria Fumaça, o destino era o emprego na Elgin Máquinas no bairro do São João.

Em Mogi a paixão pelo carnaval novamente se aflorou, em 1958 desfilou pelo Bloco Estrela do Sul cujo desfile era marcado pelos bonecos de bambu e papel machê.

Luiz França foi ainda fundador e presidente da Mocidade Alegre Comercialina, agremiação que conseguiu romper barreiras e trazer para a passarela do samba a elite da sociedade mogiana, sendo campeã já no seu segundo desfile em 1975.

Mais tarde, quando trabalhava na empresa Cromação Nikko, fundou mais uma escola de samba, a Unidos da Nikko, e novamente rompeu barreiras conseguindo levar a colônia japonesa, muito forte em nossa cidade, a participar do carnaval de rua. A Unidos da Nikko sagrou-se campeã em
1979.

Desde os saudosos desfiles que se concentravam no LARGO DO ROSÁRIO, Luiz França teve participação ativa no carnaval de Mogi das Cruzes, desfilando em várias agremiações e tendo o carinho e respeito de todas elas.

Sua dedicação ao samba rendeu-lhe, em 1988, o mais importante título conferido pela AMESB Associação Mogiana das Escolas de Samba, o título de CIDADÃO DO SAMBA MOGIANO, feito que voltou a acontecer em 2008 com a mesma condecoração.

Com a lucidez de um menino e a experiência de um sábio, aos 80 anos, Luiz França, hoje aposentado, é a figura mais ilustre da Praça João Pessoa, o antigo LARGO DO ROSÁRIO, onde tudo começou. Luiz é jornaleiro, Luiz é muito mais do que isto, Luiz é a notícia, Luiz França é a história viva do carnaval mogiano.

A Unidos do Sales se orgulha em poder reverenciar o personagem mais significativo do carnaval de rua de nossa cidade.

Bendito seja o pau-de-arara, bendita seja a Maria-Fumaça, bendita seja a Paraíba, benditos sejam os caminhos que nos trouxeram Luiz França. A passarela do carnaval mogiano se ilumina e se enche de cor para a mais justa homenagem de sua história.

Inesquecíveis são os momentos da infância.
Inesquecíveis são as passagens da juventude.
Inesgotáveis devem ser as lembranças.
Inesquecíveis são as histórias de luta
Inesquecível é LUIZ FRANÇA.

itaporanga.net

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More