segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Personalidades que construíram Itaporanga – Irineu Rodrigues


Com a renuncia de Praxedes da Silva Pitanga, em solidariedade a Argemiro de Figueiredo que havia sido substituído no Governo do Estado pelo advogado e jornalista Ruy Carneiro, Irineu Rodrigues da Silva foi nomeado pelo novo Interventor e assumiu o cargo de Prefeito no dia 29 de agosto de 1940, permanecendo no cargo pôr vários meses, quando procurou conservar a cidade dentro dos melhores padrões de limpeza, incentivando o seu desenvolvimento urbano, promovendo a derrubada do velho marcado, para construção da Prefeitura, e mantendo uma política de boa vizinhança com as demais cidades da região, sem esquecer de prestigiar os habitantes das vilas e povoações que compunham o município itaporanguense.

Filho de Mileno Agripino da Silva e de Alexandrina Rodrigues da Silva, Irineu nasceu no sítio Misericórdia Velha, à margem do Rio Piancó, onde se deu o início da povoação da comunidade local em que estabeleceram primeiros os nossos fundadores que anos depois atravessaram o rio e foram se fixar na sua margem direita, dando início ao que é hoje a sede do nosso município.
Descendente de proprietários rurais se fez fazendeiro, comerciante e oficial do Cartório de Registro Civil. Homem forte foi um político respeitado e sua firmeza de caráter e a dignidade como sempre se houve foram os marcos de sua personalidade, fazendo com que galgasse um lugar de destaque e reconhecimento público dos seus conterrâneos de Itaporanga.

Casado com Maria Vieira, sua conterrânea, Irineu Rodrigues da Silva sempre viveu em Itaporanga e dos seu enlace matrimonial nasceram os seguintes filhos: Maria Creusa, Francisco Creozon, Maria Cleides, José Olavo, lrineu Júnior e Aércio Roberto. Ele faleceu em 1997 e o seu corpo está sepultado no Cemitério Mãe de
Misericórdia.

Curiosidade: Abdon Leite Guimarães era possuidor do único cartório de Misericórdia, que em razão de sua aposentadoria foi dividido em três, passados: um para Hotmisda Teódulo, um outro para lrineu Rodrigues e um terceiro para José Barros Sobrinho.

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More