quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Marlene Alves recebeu título de cidadã campinense; "Se Itaporanga me ofereceu naturalidade, berço e acalanto... CG me deu régua e compasso e... me tornar educadora"


Em uma solenidade bastante prestigiada por políticos, líderes de movimentos sociais, familiares, amigos e pela comunidade acadêmica, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora itaporanguense Marlene Alves, recebeu nesta terça-feira (22) o Título de Cidadã Campinense, outorgado pela Câmara Municipal de Campina Grande, em atendimento ao requerimento do vereador Inácio Falcão (PSDB) para se executar a propositura do ex-vereador Romero Rodrigues (PSDB).

Diversas autoridades políticas, a exemplo do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o deputado federal Romero Rodrigues e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que não puderam participar da sessão especial, enviaram suas mensagens em homenagem a professora e, em suas palavras, manifestaram o reconhecimento ao mérito da reitora em receber a honraria. O vereador Inácio Falcão enfatizou que “por seu trabalho, Marlene tornou-se merecedora do Título” e destacou que “ela foi a gestora que conseguiu colocar a UEPB entre as principais universidades públicas do país”.

Emocionada, a reitora fez um discurso comovente, destacando os desafios que enfrentou ao sair de sua cidade natal, Itaporanga, para buscar horizontes promissores em Campina. “Em 1979, vim morar em Campina Grande. Esse era o caminho natural para quem queria progredir nos estudos e conseguir sua qualificação superior. A partir daí fiz de Campina minha morada e aqui fui muito bem acolhida”, disse.


A professora salientou que “se Itaporanga me ofereceu a naturalidade, o berço e o acalanto mais aconchegante para o coração, Campina Grande me deu régua e compasso e a oportunidade de me tornar uma educadora como a minha mãe, me deu a força para lutar pela liberdade, igualdade e justiça social”. Sob o grito de guerra de “Campina, magnífica”, evocado pelos presentes, a reitora ressaltou que “esta honraria mais que enobrece meu nome e minha alma, reforça meu compromisso pelo objetivo de pôr fim as situações degradantes de nossa sociedade”.

Marlene firmou um compromisso com Campina, ao receber o Título. “Sou cidadã brasileira, cidadã do mundo e, acima de tudo, cidadã campinense. Juro honrar este Título em todos os sentidos, dedicando todas as minhas energias para esta cidade ser o berço afável onde todos querem ter nascido e o local para onde todos querem vir”, declarou. Ao final, a reitora prestou uma homenagem aos seus pais, já falecidos, através da leitura de um telegrama enviado por seu irmão Miguel [dos Correios], onde ele escreveu que “o reconhecimento do povo acalanta o ego” e acrescentou que “nossos pais, do infinito, rezam por nós e com certeza estão orgulhosos pela concretização deste momento”.



Mais sobre Marlene Alves Sousa Luna
Marlene Alves Sousa Luna é reconhecida como defensora da educação como pilar do desenvolvimento paraibano e se tornou um marco no crescimento e fortalecimento da UEPB, também devido às lutas que travou à frente da Associação de Docentes da Instituição (ADUEPB), por melhores condições de trabalho para a categoria dos professores universitários, a exemplo da mobilização histórica de 2001, que teve até greve de fome na reivindicação por salários dignos.

A greve liderada por Marlene promoveu três momentos inéditos: acampamento na Praça dos Três Poderes, que durou cerca de 60 dias; a Caravana da Educação, composta por professores, estudantes e funcionários, que circulou por todas as regiões do Estado, apresentando à população as razões da greve, e a ocupação do Salão Nobre da Assembleia Legislativa, que teve grande acolhimento da população e contou com a adesão de líderes religiosos e de movimentos sociais, que se solidarizaram com a causa.

Marlene foi protagonista do movimento que conquistou a aprovação da Lei de Autonomia Financeira da UEPB, mediante o repasse de um percentual da receita ordinária do Estado. Inicialmente estipulado em 3%, esse repasse aumentou gradativamente, graças ao empenho da reitora e, nos dias atuais, está na ordem de 5,77%. A partir disso, a história da Universidade Estadual dividiu-se entre antes e depois da gestão da professora.

Nos seus dois mandatos como reitora, Marlene Alves demonstrou grande habilidade e sensibilidade como gestora e tem colocado a UEPB no cenário das melhores universidades brasileiras, com oito câmpus, 49 cursos de graduação, 14 mestrados e cinco doutorados. A partir das ações executadas por meio da reitora, a Universidade passou a ter forte inserção social e cultural, através de centenas de projetos inovadores que garantem uma atuação universitária que extrapola os muros acadêmicos, criando forte identidade com o povo paraibano e favorecendo a promoção de melhorias na qualidade de vida das pessoas.
Clique aqui e confira na íntegra o discurso da reitora da UEPB.

Entre as autoridades o representante do prefeito de Campina Grande, secretário Perón Japiassú; representando o senador Cássio Cunha Lima sua mãe dona Glória Cunha Lima; o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha; o reitor da UFCG, professor Thompson Mariz; o vice-reitor da UEPB, Aldo Bezerra Maciel; o juiz das Execuções Penais, Fernando Brasiliano Leite; o Pró-reitor da UEPB, Antonio Rangel; o presidente da Academia Campinense de Letras, Ailton Eliziário; o comandante do Corpo de Bombeiro. Major Fábio Santos; o comandante da CPTRAN, major Hilmarton Xavier. Enalteceram a pessoa da reitora Marlene Alves os vereadores João Dantas e Nelson Gomes Filho; o reitor da UFCG, Thompson Mariz e o bispo de Campina Grande Dom Jaime Vieira Rocha.

Publicado por Rpscom em 22 de novembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More