domingo, 21 de dezembro de 2014

Personalidades que construíram Itaporanga – Sebastião Gomes


Sebastião Gomes faleceu no dia 14 de julho de 1979, e como prefeito notabilizou-se ainda pelos atos fortes que baixou procurando normalizar a vida da cidade, promovendo, inclusive, a retirada dos animais que perambulavam pelas ruas, causando sérios prejuízos à população. 

Sebastião Gomes da Silva substituiu o irmão, José Gomes da Silva, no comando administrativo de Misericórdia, quando este foi eleito . deputado federal e transferiu suas atividades para o Rio de Janeiro. Filho de Horácio Gomes da Silva e Ana Barreiro Gomes, Sebastião nasceu no dia 20 de janeiro de 1895, dedicando-se logo cedo às atividades agrícolas e pecuárias. Casado com Capitulina Gomes Pimpina, teve os seguintes filhos: Horácio, José, Manuel Gomes Nelito, Hamilton, Maria Eliza Gomes Lopes, Maria de Lourdes Gomes e Maria Zuleide (Leda) Gomes Pinto. 

Na sua administração, que se prolongou até o ano de 1937, foi construído o Grupo Escolar Dom Vital, que poço tempo depois passou a chamar-se Grupo Escolar Simeão Leal, hoje Escola de Ensino Fundamental e o cemitério Mãe de Misericórdia, que ainda se encontra em plena atividade, depois de várias ampliações. O antigo cimitério da cidade funcionava entre as ruas Deputado José Soares Madruga (antiga Avenida Pedro Américo), 13 de Maio (Rua da Gaveta) e Praxedes Pitanga e alguns imóveis da Praça Monsenhor José Sinfronio de Assis Filho (Antigamente, Praça do Centenário). No local começaram a ser construídas residências a partir da década de 40 e hoje encontra-se plenamente ocupado pelos vivos. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More