quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O PAI DA CRIANÇA


Por incrível que pareça já existem mais celulares em uso na América Latina do que os aparelhos fixos. Segundo uma pesquisa realizada em 18 países latinos, pela consultoria Pirâmide Research, o número de aparelhos móveis atingiu 83 milhões de telefones convencionais. Segundo a Anatel Agência Nacional de Telecomunicações o Brasil é o sexto colocado, com 28,7 milhões de aparelhos. E isso é apenas o começo, pois a entrada de novas tecnologias, o ingresso de novas operadoras no mercado, e conseqüentemente, a concorrências de preços para atrair o consumidor também serão decisivos neste processo. 

Depois de muita labuta de várias pessoas de, ou ligadas a Itaporanga, finalmente teremos a instalação de uma torre que trará os serviços da telefonia celular para nossa cidade e região. Já não era sem tempo! Itaporanga polariza grande parte dos municípios do Vale do Piancó e não será nenhum favor, qualquer operadora se instalar aqui. Será sim, um grande investimento com retorno rápido e garantido. Tira se pela inauguração do Cristo, quando com uma antena experimental, muito os que tinham celulares, os exibiram com orgulho, chegando a ponto de fazer ligação de celular para celular os dois aparelhos em frente e a noite, na festa da Vale Show, foram vistos muitos conterrâneos com o aparelhinho ligado. 

Um conhecido ‘comentarista’ de renome da rádio local atribuiu a paternidade do fato ao deputado Djaci Brasileiro. O que no outro dia foi desmentido não só por pessoas que têm conhecimento da causa, como até por assessores do Deputado. Mas, se o nosso comentador tem muita audiência, a ele se deve dá pouca crença. Esta não é a primeira vez que ele, por não se inteirar dos fatos, finda a dizer inverdades e prever fatos que ainda não aconteceram ou jamais acontecerão. E por falar em assessor, o que ligou para a rádio, disse que não tinha permissão para falar sobre o assunto, o assunto era celular e ele veio falar em fumacê (será que dentre as muitas “coisas” que o deputado trouxe para Itaporanga, a dengue também está incluída?). Cobrou do Secretário de Obras a limpeza de sua rua, no que foi de pronto atendido, pois o próprio Dedé foi lá pessoalmente e viu em loco que na rua tinha grude, mais lixo não. 

***

Se você não quer ser criticado, eis a solução: Não faça nada, não fale nada, não seja nada. 
Anônimo


TOREFAÇÕES MARANHESES LTDA

O ex-governador José Targino Maranhão, nos últimos dias de Pompéia, tentou imitar Nero, mas por não poder atear fogo em Roma, torrou e bem torrado o nosso mísero dinheirinho. O que o homem gastou com bandas em comícios eleitorais, cuja desculpa era, visitas e inaugurar às obras, não é qualquer um que conta. Com propaganda em rádio e televisão nem se fala, principalmente em horário nobre que, às vezes em um único bloco de comercial, passava três propagandas seguidas. Num destes comercias, diga-se de passagem, muito bem produzido (é caro, devido ao tempo e efeitos), canta-se em ritmo de reggae, quase todas as cidades da Paraíba, mas quem viu deve ter notado que o nome de Itaporanga não entrou na rima, e a única cidade do Vale do Piancó que foi mencionada foi Coremas. Zé Maranhão trouxe alguma coisa para Coremas ou está tirando dela? Onde está o prestígio do deputado da região? 

É porque eu sou falador, mas eu creio que todos vocês já viram uma “placa luminosa” que foi instalado em frente à rodoviária; quem ainda não viu, pode passar lá, mas passe durante o dia, pois a Saelpa não é mais uma estatal e só faz qualquer ligação de energia se o interessado pagar. É um “luminoso apagado”. Para quem não viu, eu vou adiantar, a placa faz alusão ao açude Cachoeira dos Alves, aquele que abastece Itaporanga, e se não me falhe a memória, foi conseguido por Madruga no governo de Braga e outro Zé, desta vez o Maranhão, está querendo também batizar a criança. 

Para se ter idéia de quanto dinheiro está sendo atirando pela janela, a rádio FM de Piancó está recebendo, a bagatela de mais de R$ 10.000,00 reais, imaginem quanto a afiliada da Rede Globo recebe. 

Quem atira com pólvora alheia não mede distância nem escolhe o alvo!. 

***

Provérbio Oriental

O homem fala, 
O sábio escuta, 
O tolo discute. 
Maioridade

Maior idade 

O meu beijo a Thaís Bezerra Ventura que hoje completa seus dezoito anos de vida e mesmo antes de ter a maioridade já nos deu muita prova de maturidade e responsabilidade. 
Que Deus continue a olhar e zelar por ti. 
Dezembro de 2001 



***

Para fazer bom uso da vida seria preciso ter, na juventude, a experiência dos anos avançados, e, na velhice, o vigor da juventude. 
Stanislaw 


TIPOS DE ASSALTANTES

ASSALTANTE CERENSE 
Ei, bichim... Isso é um assalto Arriba os braço e num se bula, num se cague e num faça munganga rebola o dinheiro no mato e não faça pantim, se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora. Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da molesta. 

ASSALTANTE BAIANO 
  Ô meu rei... (pausa)... Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não... (outra pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana, bem devagarzinho (pausa pra pausa), num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado. Não esquenta meu irmãozinho, (pausa) vou deixar teus documentos na encruzilhada. 

ASSALTANTE MINEIRO 
Ô sô, prestenção... isso é um assarto, uai. Levanta os braço e fica quetin quêsse trem na minha mão tá cheim de bala... mi passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando uai! Tá esperando o quê, uai!! 

ASSALTANTE CARIOCA 
Seguiiiinnte, bicho... Tu se fudeu. Isso é um assalto... passa a grana e levanta os braços rapá. Não fica de bobeira que eu atiro bem pra caralho. Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto. 

ASSALTANTE PAULISTA 
Ûrra, meu... Isso é um assalto, meu. Alevanta os braço, meu... Passa a grana logo, meu. Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar os ingresso do jogo do Curintia, meu. Pô, se manda, meu.... 

ASSALTANTE GAÚCHO 
Oh gurí, ficas atento... Báh! Isso é um assalto. Levanta os braços e te aquieta, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala. 
ASSALTANTE DE BRASÍLIA 
Querido povo brasileiro, estou aqui, no horário nobre da TV, para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de Renda, Licenciamento de Veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS! 
Mas, não se preocupe: somos PENTA! 

***

SAUDADE

Em alguma outra vida, devemos ter feito algo de muito grave, para sentirmos tanta saudade... 
Miguel Falabella 

Torcer o tornozelo dói. 
Um tapa, um soco, um pontapé doem. 
Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. 
Mas o que mais dói é a saudade. 
Saudade de alguém que mora longe. 
Saudade de uma cachoeira da infância. 
Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. 
Saudade do lugar onde nasceu, do amigo imaginário que nunca existiu. 
Saudade de uma cidade. 
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa. 
Doem essas saudades todas. 
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. 
Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. 
Saudade da presença, e até da ausência consentida. 
Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, para o outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter. 
Saudade é basicamente não saber. 
Não saber se ele continua sem fazer a barba por causa daquela alergia, ou falta de tempo. 
Não saber se ele ainda usa aquela bermuda. 
Não saber se ele tem comido bem, se ele tem assistido às aulas de Computação, se ele continua preferindo Skol ou Brhama, se ela continua preferindo cerveja ou vinho, se ele continua sorrindo com aqueles olhinhos brilhando, se ela continua cantando tão bem, se ela continua tocando violão, se ele continua amando, se ela continua a chorara cada encontro. 
Saudade é não saber mesmo! Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. 
Saudade é não querer saber se ele está com outra, e ao mesmo tempo querer. 
E não saber se ele está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos, por isso... É não querer saber se ele está mais magro, se ela está mais bela. 
Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim doer. 
Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo e o que você, provavelmente, está sentindo agora depois que acabou de ler... 

***

AMIGO É AQUELE QUE CHEGA QUANDO TODO O MUNDO JÁ SE FOI

O que é um verdadeiro amigo 

Meu amigo não voltou do campo de batalha, senhor. Solicito permissão para ir buscá-lo. (disse um soldado a seu tenente). - Permissão negada. - respondeu o oficial. Não quero que você arrisque sua vida por um homem que provavelmente está morto. 

O soldado ignorando a proibição, saiu, e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo. 

O oficial estava furioso: Eu não te disse que ele estava morto?! Diga­me, valeu a pena ir até lá para trazer um cadáver? 

E o soldado, moribundo, respondeu: Claro que sim, senhor! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e pôde me dizer: Tinha certeza que virias! 

Do livro: Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More