sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A PERSONALIDADE DO SÉCULO DE ITAPORANGA


Quando a memória se faz presente e traz aos dias atuais o passado, o sonho se confunde com a realidade e infiltra na existência uma grande parte de reconhecimento, afeto, amor, carinho. 
A mãe de Itaporanga renasceu. 
Itaporanga a abraçou, a afagou, a acalentou, fê-la um carinho, qual a uma filha que a muito estivesse sedenta do amor materno. 
Mãe Burrego retornou. E perdida, e deslocada em meio a uma elite da qual jamais, em vida, fizera parte, venceu o poder com humildade, sobrepujou o dinheiro com o amor, a arma dos que trazem em si, a luz que ilumina a humanidade. 
Não haverá festas, não haverá comemorações, não haverá pronunciamento de poderosos. 
Qual em vida, Mãe Burrego, será somente a mãe de todos. Título maior não há, maior legado não se pôde doar a quem fez do amor, um evangelho e da vida, uma bandeira de solidariedade. 
Foi escolhida dentre os filhos ilustres de Itaporanga, aquela que se cobrira com o manto da humildade. Qual diferente seria, e esta é a única tristeza que fica, se todos fossem vivos, se não fossem somente memória, se não fossem somente lembrança. 
Se assim fora, se em vida dos candidatos, novamente o povo, que transformou as eleições numa espécie de feira vil das consciências humanas, escolheria o que lhe pudesse pagar, escolheria aquele que pudesse comprar, com o dinheiro que lhe pertence, o que desejasse. 
E, por certo, se vivos fossem eles, Mãe Burrego, a mais humilde de todos, seria vencida pela conveniência dos eleitores, seria derrotada peia necessidade de uma gente que para alimentar o corpo, costuma repudiar a própria alma. 
Não houve, nesta eleição o “Quem dá mais?”, “Quanto vale o meu voto?”, Não havia altos salários em jogo, não havia uma busca pelo poder, não havia, por parte dos candidatos, o desejo de satisfazer a auto-estima. 
E quando não induzida, e quando não pressionada, a maioria sempre escolhe o melhor, sempre escolhe pelos ditames da própria consciência. 
Se vivos todos fossem, com certeza, Mãe Burrego, a mais humilde, seria a menos votada. Se vivos todos, Mãe Burrego, a melhor, não seria sequer lembrada. 
Foste, Mãe Burrego, vitoriosa quando viveste. 
És, Mãe Burrego, reconhecida após tua morte. 
Não buscaste jamais durante tua existência a fortuna, que corrompe, não buscaste jamais, em vida, o teu bem-estar, igual às santas, buscaste sempre o bem do teu semelhante. 
És santa minha mãe. 
Sou filha tua, e, em qualquer posição que esteja meu corpo de rainha, meu espírito estará sempre de joelhos, adorando-te. 
Sei que não me deixaste, estás, ao lado do Criador, abençoando-me a cada momento de minha vida. 
Eis, minha mãe, a mensagem de tua filha querida, a que mais te ama. Eis, minha mãe, a mensagem de tua filha Misericórdia, a quem um dia deram em um novo batismo, o nome de Itaporanga. 

Até o momento, só alguns fãs incondicionais da parteira preta e pobre, fizeram, falaram, ou escreveram, alguma coisa sobre ela, a exemplo desta belíssima crônica, deixada anonimamente, nos estúdios do programa Rádio Vivo. 

***

Profissões

Um médico, um administrador e um especialista em computadores da Microsoft discutem qual a mais antiga das profissões: 

O médico: “Está na Bíblia. Deus criou Eva a partir de uma costela de Adão. Houve então, um procedimento cirúrgico o que prova que minha profissão é a mais antiga”. 

O administrador: “Lá no Gênesis está escrito que Deus criou o Céu e a Terra a partir do Caos. Não há dúvidas de que isto requer um bom conhecimento de administração”. 

O Especialista em informática: “E quem vocês acham que criou o Caos”. 

***

Se homossexualismo fosse normal... Deus teria criado Adão e Ivo 

Do Livro:Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More