domingo, 21 de dezembro de 2014

Ônibus superlotado põe em risco a vida de universitários de Itaporanga

Ônibus virou uma rotina de riscos e apreensão


Dois estudantes universitários de Itaporanga procuraram a redação da Folha na manhã dessa quinta-feira, 31 de março, para denunciar a superlotação em um dos ônibus designados pela Prefeitura para conduzi-los à cidade de Patos, onde estudam.

Eles dizem que o veículo (foto), com capacidade para 40 pessoas, tem transportado 75 universitários todos os dias: são 35 estudantes a mais e em pé, ou seja, o ônibus está trafegando com um quantitativo de passageiro quase duas vezes maior que o permitido.

O ônibus sai de Itaporanga às 4h30 da tarde e retorna às 11h40 da noite, e o que era para ser uma viagem tranquila e de descanso para os estudantes (muitos dos quais trabalham durante o dia), transformou-se em uma rotina de desconforto e apreensão. “O maior medo nosso é de acontecer um acidente com a gente na estrada pelo grande número de pessoas no ônibus”, afirma um dos denunciantes.

Ele revela que em uma recente viagem de retorno, o veículo chocou-se parcialmente e sem gravidade contra um jumento, e só não aconteceu o pior graças a habilidade do motorista do ônibus, conhecido como Biu. “Se não fosse o motorista, que tem tido o maior cuidado com a gente, o pior já tinha acontecido”, comenta.

Um outro fato que assustou os universitários aconteceu há três semanas no trecho entre os municípios de Piancó e Olho D’água, desta vez na viagem de ida a Patos: em razão do peso excessivo do veículo, um dos pneus do ônibus estourou e eles perderam a aula, mas as consequências poderiam ter sido ainda piores.

O problema de superlotação no ônibus já foi levado à Secretaria Municipal de Educação, mas a solicitação de um outro veículo para o transporte dos estudantes não foi acatada pela Prefeitura. “Pedimos, pelo menos, um microônibus, mas disseram que não poderiam disponibilizá-lo”, lamenta o universitário.

Os universitários dizem que um microônibus não resolveria a situação por completo, mas amenizaria o problema. “Pelo menos reduziria o número de pessoas que vai em pé”.

Apesar do número de estudantes que vai a Patos ter aumentado este ano, a Prefeitura designou apenas dois veículos para transportá-los. No ano passado, com um número de universitários inferior, eram três ônibus para o transporte. “E esse número de estudantes vai aumentar em agosto porque novos universitários vão estudar em Patos”, diz o estudante.

Os universitários esperam que o prefeito Djaci Brasileiro “se sensibilize com a situação antes que uma tragédia venha acontecer, e destine mais um veículo para transportar a gente, que já faz o maior esforço para fazer um curso superior enfrentando o risco nas estradas”.

Publicado no Folha do Vale em 01-04-2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More