domingo, 14 de dezembro de 2014

FAZ UM ANO

FAZ UM ANO


No dia 1º deste mês, me bateu uma alegre saudade do ano passado. Depois de uma acirrada campanha política e uma árdua e fatigante batalha, finalmente chegara o dia “D”. Acordei cedo, pois além de cumprir o meu dever de cidadão, tinha um longo trabalho como Delegado de Partido. Às seis horas da manhã ainda com o short do pijama, vesti uma camiseta e fui à casa de Zé Will. Quando lá cheguei, encontrei-o já de pé (não sei se acabara de acordar ou não teria conseguido dormir) com algumas rosas brancas que acabara de receber, de alguém - o que para mim foi um bom sinal. Dei-lo os parabéns como prefeito eleito e voltei para casa para ir a luta. 

A votação transcorria em paz, apenas uma ou outra querela de pessoass mais exaltadas e os mexericos das “candinhas”. Ao meio-dia, enquanto a euforia ia tomando conta do outro lado, do nosso, o pessoal começava a desanimar. Não tive ao menos, tempo de almoçar. Aproveitei esse tempo para consolar algumas eleitoras e dar uma injeção de animo nos eleitores que queriam fraquejar. 

Às quatro horas da tarde, saía eu do Colégio Padre Diniz, quando no portão, dei de cara com o deputado e sua comitiva. Certos da vitória, já vinham comemorando desde cedo. Saudou-me com um riso irônico e olhou para os seus companheiros que, praticamente, embora silenciosamente me deram uma vaia. 

Não fiquei com raiva. Fiquei “fumaçando”! Mas, isto me deu ainda mais coragem de irem frente, desci do colégio e fui à casa de Will. Na praça, uma multidão; parecia até os minutos que antecediam aos nossos comícios. Quando melhor reparei, notei que nela não havia alegria e sim o semblante fúnebre do “Já perdemos”. 

Como eu tinha preparado uma apuração paralela, surge-me imediamente uma idéia para levantar o moral do nosso pessoal. Fui direto ao Fórum para conseguir a liberação de um carro de som para, na Getúlio Vargas, transmitir os resultados da apuração, como antigamente fazia o nosso saudoso Crispim Pessoa. Com a autorização para levar qualquer carro de propaganda para a avenida, desde que no mesmo não houvesse cartazes ou qualquer material de político, vi que tinha “caído a sopa no mel”. 

Parti novamente para a casa de Will, parei a moto e quase gritei para que fosse ouvido por todos: “Bando de bestas, em vez de estarem ai chorando, arranquem as fotos deste carro (era um tri elétrico) e o levem para a Getúlio Vargas. Não esperei nem que eles perguntassem para que.. saí imediatamente. O meu pedido foi atendido e como poucos sabiam exatamente para que eu queria o veículo de propaganda; começaram dar cordas a imaginação e deduziram que eu sabia de alguma coisa, chegaram até a dizer que eu tinha visto na Internet que o prefeito seria Will. . 

O plano deu certo, embora o prefeito não tenha gostado de imediato, pois todos começaram a enxugar as lágrimas e comemorar a vitória que seria anunciada poucos minutos depois das cinco e meia e, confirmada pelo Juiz Eleitoral, por volta das dez horas da noite. Depois disto, foi só alegria! 
Como diria Amapôla: “Audácia Pura!” 

Itaporanga, 1º de outubro de 2001. 


***

A ARCA DE NOÉ

Tudo que preciso saber aprendi da Arca de Noé:

Nunca perca o barco. 
Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco. 
Planeje para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca. 
Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande. 
Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito.  
Construa seu futuro em terreno alto. 
A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo com os leopardos. 
Quando estiver estressado, flutue por um tempo. 
Lembre-se, a Arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais. 
Não importa a tempestade, quando você está com Deus, há sempre um arco-íris esperando. 

***

E por falar em dia primeiro

Em pleno São Pedro, nos primeiros minutos do dia primeiro de julho, na Getúlio Vargas, a multidão parou e silenciosamente ouviu na voz de Inara Campos a seguinte crônica: 


WILL... 

Um ou outro Sugismundo, diz que tu só sabes varrer as ruas, mas para quem não gosta de sujeira nada melhor que ouvir elogios pela limpeza que bem sabes fazer, e que eles nem idéia tem do que isto significa. 
Alguns te chamam de “o Caiador”. Não sabem esses que a cal é um dos melhores desinfetantes que existem e que a muito Itaporanga necessitava de uma boa desinfetação. 
Zé Will, não te importes com o tamanho da montanha que tens que transpor, por maior que ela seja, jamais tapará o sol. E sem a oposição do vento a pipa não subiria. E, “Por trás de acusações maldosas há sempre um argumento fraco”. 
Bem disse Cristina da Suécia: “Para falar bem é preciso falar pouco”. No entanto existe quem fala sem pensar e dispara sem apontar. “As palavras são filhas do vento; as obras, filhas da alma”. É próprio dos grandes espíritos dizer muito em poucas palavras; enquanto os néscios têm o dom de falar muito sem dizer nada. 
Cuidado também com os que estão a tua volta, há deles que tem a língua doce e uma espada na cintura. Um inimigo declarado é perigoso, mas um falso amigo é ainda pior. É na prosperidade que nossos amigos nos conhecem; mas é na adversidade que conhecemos nossos amigos. 
Dr. José Will Rodrigues, Doutor sim e com um D bem grande; pois nenhuma universidade daria a ti ou a quem quer que fosse o tino administrativo e o zelo pela coisa pública que te é tão peculiar. O teu amor e a tua vontade em trabalhar por esta terra é tão intenso que ontagia a todos que te rodeiam. 
Hoje, quem merece os parabéns é a nossa cidade, por tê-lo novamente à frente dos seus destinos, um homem que pode ser comparado a um vinho de boa safra, que com o passar do tempo, fica cada vez melhor. Podes também ser comparado a um rio, pois este atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos. 
Os que te conhecem sabem que ao adotares uma resolução, consideras os resultados e não as dificuldades. 
“O homem que consagra suas horas com infatigável empenho a honrosos objetivos, traça luminosamente o seu destino”. 

Itaporanga, 1° de julho de 2001. 

A grandeza não consiste em receber as honras, mas em merecê-las. 

Aristóteles 

"A Inteligência Artificial às vezes não funciona devido a Burrice Natural"

Segundo o Aurélio: Inteligência Artificial - Ramo da ciência da computação dedicado a desenvolver equivalentes computacionais de processos peculiares à cognição humana, como, por exemplo, a produção de inferências lógicas, o aprendizado, a compreensão de linguagem natural e reconhecimento de padrões. 

***

Deus resolveu acabar com o mundo e decidiu comunicar a três pessoas que Ele achava mais influentes, para que elas avisassem o resto do mundo. Então chamou George W. Bush, Fidel Castro e Bill Gates. Depois de saber de tudo, Bush resolveu dar uma entrevista ao vivo pela CNN e falou: 
Pessoal tenho duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa é que nós estamos certos, Deus existe. A ruim é que Ele vai acabar com o mundo. 
Depois foi a vez de Fidel Castro, que resolveu dar uma entrevista numa rádio internacional e falou: 
Tenho duas notícias para vocês, uma ruim e outra pior ainda. A ruim é que eu estava errado, Deus existe. A pior é que ele vai acabar com o mundo. 
Finalmente foi a vez de Bill Gates falar; ele resolveu dar uma entrevista pela Internet, com milhões de internautas assistindo. Ele disse: 
Caros Internautas, tenho duas notícias para vocês, uma boa e outra melhor ainda. A boa é que eu sou considerado uma das três pessoas mais influentes do mundo, e a melhor ainda, é que não atualizaremos mais o Windows. 

***

Prova oral

Aluno de Direito ao fazer prova oral. 
- O que é uma fraude? 
- É o que o senhor professor está fazendo - responde o aluno. 
O professor fica indignado. 
- Ora essa, explique-se. 
Então diz o aluno: 
- Segundo o Código Penal, “comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar”.

Livro Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More