terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O que os fogueteiros de Boa Ventura tinham em comum


Contada por Pedro Pinto. Em Boa Ventura, quando esta ainda era vila, morava um cidadão chamado João Henrique, natural do Juazeiro de Padre Cícero, mas que decidiu fazer morada por estas bandas, juntamente com sua esposa, a senhora Angélica Soares, tempos depois esta senhora foi homenageada com o nome de uma avenida, inclusive a que resido, umas das principais artérias urbanas da cidade.

Seu João Henrique era o fogueteiro oficial da comunidade, podemos dizer assim. Somente ele detinha o conhecimento da arte ou oficio de produzir e soltar fogos e balões naqueles tempos de antigamente.
Anos depois, resolveu transmitir seu conhecimento para um jovem chamado Edmundo Tavares de Sousa, e este absorveu rápido o oficio passado com afinco pele mestre. Os dois agora eram os melhores fogueteiros de toda a região.

E como a fama se propagou para outras localidades, os dois sempre eram convidados para fazerem suas apresentações, com afinco e dedicação pela arte que garantia o sustento de suas famílias. Digamos que seriam grandes artistas, que brilhavam em suas atividades profissionais, sobretudo em noites especiais, como São João e Natal.

Mas um dia, na cidade de Piancó, Edmundo em uma de suas apresentações com solta de fogos de todo o tamanho, por um descuido ou falta de sorte mesmo, sofre uma terrível queimadura e sem o avanço da medicina da época, perde uma parte do braço.

Com o amigo e companheiro se recuperando, João Henrique tenta se virar sozinho, mas eis que outra tragédia lhe bate à porta: quando também fazia uma apresentação em Boa Ventura um fogaréu queima parte de seu corpo e o mesmo segue o destino de Edmundo: perde parte do braço.

No entanto, alguns anos depois, os dois continuam no mesmo oficio, fazendo e soltando fogos e balões, mesmo tendo os dois tendo sofrido mutilações. Pedro Pinto conta que os dois eram por demais conhecidos em todo o Vale do Piancó, até pras bandas de Patos. João Henrique foi o pai de seu Mundico, primeiro coletor de Boa Ventura. Edmundo era avô da advogada Divani Pinto.

Delcides Brasileiro em 11 de dezembro de 2014 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More