sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Personalidades que construíram Itaporanga – Adailton Teódulo


No Governo de João Pessoa, quando exercia o cargo de diretor do Departamento de Saúde e respondia interinamente pela Secretaria de Saúde do Estado, o médico Adailton Teódulo da Silva conseguiu para Itaporanga um beneficio há muito reclamado pela população local, que sofria pela ausência de um serviço médico organizado e que padecia pela falta de um estabelecimento hospitalar. Foi então que ele conseguiu a abertura e funcionamento do Hospital Distrital “Dr. José Gomes da Silva”, um dos mais modernos do sertão, e que estava em obras há mais de vinte anos. A conquista deste beneficio lhe valeu, meses depois, a sua eleição para a Prefeitura Municipal de Itaporanga. 

Filho de João Teódulo da Silva e Antônio Alves da Silva, Adailton nasceu em Misericordia no dia 04 de dezembro de 1932, onde iniciou os seus estudos. Na capital paraibana complementou a sua formação intelectual e profissional com a conclusão do curso de medicina. Oficial reformado da Polícia Militar da Paraíba e médico da Previdência Social, Adailton sempre se destacou pela medicina gratuita que sempre exerceu, procurando atender a todos com denodo e eficiência, o que lhe valeu o reconhecimento da sociedade paraibana. Era casado com Miriam Farias Téodulo da Silva e teve dois filhos: Adailton Filho e Tarso Tadeu. 

Eleito prefeito de Itaporanga no final da década de 60, Adailton orientou a sua administração pelo caminho do social, sem esquecer as obras importantes que a cidade necessitava. Ele calçou as ruas Pinto Madeiro, Padre Lourenço e Pedro Pereira de Sousa, e construiu o canteiro principal da Avenida Getúlio Vargas com arborização e bancada, a lavanderia municipal e o estádio da cidade. Trouxe para Itaporanga a primeira repetidora de televisão do sertão, além de um matadouro, dezenas de fossas para a Rua Santo Antônio, a construção dos grupos escolares no sítio Capim Grosso, o Hormisda Téodulo e Soledade Ramalho, e fez a doação do terreno para a edificação da torre da antiga Telpa (hoje Telemar). 

Preocupado com a limpeza pública e a conservação das ruas e das estradas vicinais do município, Adailton adquiriu uma Patrol e um Trator de esteira, ao mesmo tempo em que levava o ensino fundamental a todas as comunidades itaporanguenses, em parceria com muitos proprietários rurais. Promoveu o natal dos mais carentes e distribuiu alimentos semanalmente com os pobres da cidade. A merenda escolar chegava a todas as escolas mantidas pela Prefeitura e até os outros municípios do Vale do Piancó, tudo sob a sua responsabilidade. Entre outras obras, Adailton promoveu ainda a revisão geral do sistema elétrico das ruas de Itaporanga. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More