segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Porcino: “deixo a prefeitura bem melhor do que encontrei”


"Deixo a prefeitura de cabeça erguida, consciente de que não fiz tudo o que queria, mas fiz tudo o que foi possível". As palavras são do prefeito de Itaporanga, Antônio Porcino (PMDB), que deixa a administração municipal no dia 31, mas não a política: ele planeja disputar a Câmara Federal em 2010. Tem recebido convites para transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo, mas pretende permanecer por aqui mesmo.

Prestes a encerrar o mandato para o qual foi eleito em 2004 com um número recorde de votos, Porcino diz que deixará a prefeitura bem melhor do que a encontrou: "Eu encontrei essa prefeitura sem um único computador em funcionamento, sem nenhum documento, carros quebrados e cobertos de terra, funcionários com salário atrasado e, o pior de tudo, o município inadimplente com todos os ministérios por falta de prestação de contas dos recursos que receberam e sem nenhum projeto em Brasília”, relata o prefeito, ao lembrar que precisou de um ano e meio para tirar Itaporanga da situação de irregularidade perante os organismos federais e só a partir de então conseguiu pleitear verbas federais.

"Antes de assumir, eu tinha certeza que encontraria muitas dificuldades, mas não pensei que fossem tantas". Pelos projetos anteriormente encaminhados, Antônio Porcino comenta que este deveria ter sido um ano promissor, mas ele passou a maior parte de 2008 hospitalizado em função de um problema cardíaco, o que inviabilizou suas pretensões administrativas, mesmo assim construiu calçamentos, poços e posto de saúde, e deixa para o futuro prefeito 4,8 milhões de reais na Funasa para a construção de moradias populares, esgotamento e poços. Há também recursos no Ministério das Cidades
para o recapeamento do asfalto da cidade e a pavimentação de ruas da Bela Vista.


"A prefeitura está hoje bem diferente do que encontrei e minha determinação é para que tudo fique funcionando plenamente", comenta o prefeito, ao narrar que, diferentemente do que encontrou, deixa o funcionalismo com seu salário em dia e pessoal qualificado através
dos concursos que realizou; frota renovada e em ordem; prefeitura com um moderno sistema de informática e com toda documentação atualizada; município regular e adimplente nos ministérios; Educação, Ação social e Saúde funcionando plenamente; estádio de futebol com arquibancadas e em obras para a ampliação dos assentos; caixa d'água pronta; o Caps; o Centro de Convivência do Idoso; e a Universidade Aberta atendendo a centenas de pessoas através do convênio entre o município e o governo federal.

Uma das últimas ações de Porcino à frente da prefeitura deverá ser a promoção de uma festa pública na passagem de ano, mas isso ainda não está definido. Mas de uma coisa ele está convicto: deixa a prefeitura sem mágoas, embora descontente com alguns: "as traições sempre existiram na história da humanidade", desabafa, ao ponderar que a experiência de quase morte que vivenciou este ano o fez rever alguns valores e dar mais importância ao que realmente importa, que é a vida, a harmonia interior e felicidade plena, coisas somente alcançadas pelo pensamento e sentimento positivos e pelas boas ações dirigidas ao próximo.

O prefeito demonstra boa saúde, mas ainda tem uma rígida dieta a cumprir até o começo do próximo ano. Ele deixou de fumar, e isso é definitivo. Com relação à bebida, "quero voltar a tomar minha dose de whisky porque ninguém é de ferro". Certo de que o senador José Maranhão (PMDB) assumirá o governo, Porcino condiciona sua candidatura a deputado federal às ações do Estado no Vale. "Se eu conseguir trazer alguma coisa para
o Vale, disputarei a eleição", diz, mas seu apoio a Toim da Loja para Assembleia está garantido, assim como sua pretensão de continuar a aliança com o grupo liderado por Audiberg Alves, que disputou a prefeitura este ano com o apoio do prefeito, mas foi derrotado por Djaci Brasileiro, embora tenha conquistado uma votação expressiva.

As últimas palavras de Porcino à Folha são de agradecimento: "eu quero agradecer a todos os que colaboraram com nossa administração, especialmente aos secretários e, mais particularmente, ao Dr. Flamarion Honório e ao secretário da Administração, Damião Alves, que muito fizeram no nosso governo”

Fonte:Jornal Folha do Vale. edição de 27/11 a 17/12/2008

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More