quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Uma boa notícia para Porcino: Sindicatos decidem extinguir a Fepospetro


Por decisão de 14 dos 16 Sindicatos de Frentistas do Estado de São Paulo filiados à Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro), a Federação dos Frentistas do Estado de São Paulo (Fepospetro) será extinta tão logo termine a campanha salarial de 2012 da categoria.

Com a medida, todos os sindicatos paulistas, como já ocorre com as demais entidades dos outros estados brasileiros, se organizarão em torno da Fenepospetro, relata seu presidente, Antônio Porcino Sobrinho.

Manter a unidade e fortalecer os sindicatos

O objetivo é manter a unidade sindical e fortalecer as organizações dos trabalhadores na luta pelas reivindicações específicas e gerais da categoria. Nossa batalha busca conquistar melhores salários, empregos decentes e redução da jornada de trabalho, sem o corte nos salários.

Já a pauta nacional inclui um movimento de pressão sobre o Congresso Nacional para aprovar o Estatuto dos Frentistas, que entre outras questões tem o objetivo e unificar no país o piso e a data-base da categoria. Os frentistas querem também um desenvolvimento nacional com valorização do trabalho e distribuição de renda.

A iniciativa da direção dos 14 sindicatos acaba com eventuais pretensões divisionistas. Os diretores entendem que a existência de duas entidades, praticamente no mesmo nível da estrutura sindical vigente, fragmenta a organização nacional dos empregados em postos de combustíveis, acirra a divisão e estimula as ações individuais.

Fenepospetro é a legítima representante da categoria

A Fenepospetro hoje é a legítima representante dos empregados em postos de combustíveis, tem 56 entidades sindicais filiadas e negocia acordos e convenções coletivas em nome dos 512 mil trabalhadores brasileiros. A liderança na nossa entidade está a cargo de um grande paraibano de Itaporanga, Antônio Porcino Sobrinho.

Ele comanda as lutas da categoria em estreita colaboração com importantes aliados e dirigentes frentistas, entre os quais Francisco Soares de Souza, o Chico, tesoureiro da Fenepospetro, e secretário do Trabalho e Renda da Prefeitura de Campinas.

Com este grupo de aliados, Porcino fundou o primeiro sindicato de frentistas do país, a entidade de São Paulo, usando o seu salário para alugar um imóvel na rua Vergueiro, capital de São Paulo, para ser a sede da entidade. Além deste sindicato, o dirigente organizou e fundou outros 50 sindicatos pelo Brasil.

Reconhecimento no Supremo

Em paralelo, o presidente e os outros dirigentes fundaram a Fenepospetro, em 1992, obtendo o reconhecimento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF) como a única e legítima representante dos empregados em postos de combustíveis do país.

A criação da Fenepospetro fortaleceu a unidade da categoria, aumentou a combatividade e melhorou a organização dos frentistas. As campanhas salariais se tornaram mais combativas e as conquistas vieram: convenção coletiva, piso salarial, aumentos reais de salário, cesta básica, convênio médico e seguro de vida, entre outros benefícios.

A nossa história de lutas mostra que a unidade fortaleceu a categoria que passou a ter uma vida mais digna e muito mais justa! Fonte: site do frentista.


Parcerias para a Copa do Mundo

O sindicalista itaporanguense Antônio Porcino, presidente da Federação Nacional dos Frentistas, com sede em São Paulo, está finalmente fechando projeto de parceria com coordenadores da Copa do Mundo de 2014, objetivando realizar cursos de línguas estrangeiras, com mais ênfase para o inglês e o espanhol, para que esses trabalhadores possam tratar os turistas, durante o mega-evento, sem embaraços de qualquer ordem.

O projeto está sendo denominado de “Frentista Amigo da Copa”, e envolverá, em um primeiro momento, segundo Porcino, cerca de 100 mil trabalhadores, para, mais tarde, abranger mais de 400 mil em todo o país.

Em recente reunião com um dos responsáveis pela realização do certame internacional, Gilmar Tadeu, e em companhia do diretor da FNF Wanderley Santos, o sindicalista assegurou que, sem sombra de dúvidas, sua categoria irá contribuir, enormemente, com o êxito dos jogos da Copa, revelando, para turistas de todos os quadrantes do mundo, uma das melhores peculiaridades da nação brasileira, a seu ver, que é a fraterna cordialidade de seu povo.

Além das lutas em defesa de sua categoria, as atenções de Porcino (PMDB) continuam voltadas para Itaporanga, onde pretende disputar a Prefeitura no próximo ano, quando também planeja firmar importantes parcerias.

Folha do Vale em  fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More