segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A derrocada de Altiva


A DERROCADA DE ALTIVA

Na pacata cidade de Beautiful Stone, a política local, há décadas era manobrada por dona Altiva Chick. Conhecedora de todo tipo de “trabalho” para vencer um pleito, ela mesma se vangloriava de não ter perdido nenhum, embora, nunca tivesse sido candidata a cargo algum. Afirmava sempre, aos seus correligionários: “Só entrego a prefeitura, quando morrer!”. Nem foi preciso tanto. Na última eleição, o mister Future e seu vice Tony, conseguiram montar um bom comando de guerra, chefiado por Wesley e tendo vários estrategistas, na qualidade do Mr. Paul conseguiram por um fim ao “reinado” de Altiva. 

A equipe do Mister Future conseguiu, cortar todos os cabrestos, destruir antigos currais, quebrar correntes e evitar, em parte, o “mercado persa” de votos. Os “erros” na contagem dos votos (um pra eu, um pra tu, um pra eu...) e a “correção nos mapas”, ficaram por conta da Urna Eletrônica. Afinal, estamos na era da informática. 

Um outro fator preponderante para tal vitória, foi a escolha do vice  enquanto um conquistou a simpatia dos eleitores, o outro era antipatizado, até mesmo, dentro do seu grupo político. 

Pois bom, mesmo que até hoje ela não tenham se conformado, cumpriu­se a profecia de Wesley: “Vamos acabar com o Mito Altiva!” 

Qualquer coincidência, não é mera semelhança! 

***

Podemos enganar alguns por todo tempo, todos por algum tempo, mas não podemos enganar todos por todo tempo. 

Abraham Lincom 

***

Os psiquiatras dizem que: uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental... Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você! 


O ITAPORANGUENSE DO SÉCULO

Até que foi uma idéia brilhante, copiar a idéia da Rede Globo. Não fossem algumas falhas, a eleição teria sido um sucesso. 
Os organizadores resolveram, eles mesmos, eleger uma comissão de “Notáveis”, onde cada um puxou, a brasa para sua própria sardinha. Dos critérios empregados para a escolha dos elegíveis, um foi louvável: só participar da eleição quem já tivesse morrido! 
Muitos dos escolhidos fizeram em vida por merecer, mas, boa parte deles, não fosse o apadrinhamento de notáveis parentes, não mereciam nem ter sido citados, quanto mais fazerem parte da lista. Isto em detrimento de pessoas que realmente tiverem algum destaque, na vida social e política de Itaporanga, deste a fundação de Misericórdia aos dias atuais. 
Para citar apenas alguns exemplos, vejamos quem fez mais: O major Ananias, que trouxe o primeiro serviço de alto-falante para a cidade e chegou a dar emprego a mais de meia centena de funcionários, ou um descendente de portugueses que foi o dono do primeiro cartório de Itaporanga? Dos construtores do colégio Padre Diniz, por que não se lembraram de Manoel Inácio de Araújo? Zorobabel Paiva trouxe pra cá um Curtume, onde dava emprego a várias pessoas, isto é menos digno de que ser intelectual e tabelião público? 
A comissão divulgou, por diversas vezes, na imprensa local, que a votação seria em urnas eletrônicas ou similares. O programa para a votação foi feito, mas a comissão não deve ter se interessado por ele, sei bem, que a votação foi feita em urnas convencionais e apenas em Itaporanga. 
O prometido é que teríamos urnas em Campina Grande e João Pessoa, bem como, qualquer itaporanguense que tivesse acesso a Internet, poderia votar; o que também não aconteceu. 
No entanto, tudo isto não tirou o brio da vencedora, Mãe Burrego, sem sombra de dúvidas, teve o seu reconhecimento por todos os filhos que ela pegou, sendo eu, inclusive, um deles. A comissão organizadora do evento ainda está a dever uma solenidade para o anúncio da vitoriosa, bem como um busto em praça pública. 

***

Se CHEFE fosse arquivo, a extensão seria ‘.fdp’

Do livro: AGNARO PATI

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More