terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Maria de Lourdes Leite


No dia de abril de 1942, filha do casal, Rubens Leite da Silva e Izolina Barros Leite, nascia na Fazenda Charneca, a pequena Maria de Lourdes Leite. Nesta época a propriedade e todo o distrito de São Boa Ventura, pertenciam ao então município de Misericórdia, que passou poço tempo depois a se chamar Misericórdia. 

Veio, ainda criança, com sua família, morar em Itaporanga, onde se matriculou no 1º ano A, do Grupo Escolar Simeão Leal, primeira e única escola estadual do município, sendo aluna da professora Teogeni Fonseca, docente reconhecida na cidade e que mais tarde se tornaria a senhora Soares Madruga.

Terminando com brios o estudos preliminares e conseguindo excelentes notas foi estudar depois no Colégio Padre Diniz, também o único educandário especializado na formação de professora que existia na cidade. Terminando seu curso “Normal” com apenas 16 anos, ainda muito jovem, na plenitude de sua adolescência, por sua capacidade e inteligência, foi convidada pelo Padre José Sinfrônio, a assumir uma turma de 5ª serie, criada a pouco pelo reverendo, que foi o criador e era o diretor do Gináio Diocesano dom João da Mara. Esta turma funcionou por alguns anos, na secretaria da Igreja Matriz, até a implantação do colégio que pertencia a diocese.

Depois da instalação do hoje Colégio Diocesano Dom João da Mata, no Alto do Madeiro, onde nos primórdios de Misericórdia foi edificada a casa de João Madeiro, um dos fundadores da comunidade; Lourdinha continuou como a conhecida e excelente professora de português, matéria da qual tinha um conhecimento inigualável.

Lecionou no Colégio Padre Diniz, quando era sua diretora a itaporanguense Madre Irene (Djanira) filha de Cícero Brasilino de Sousa e Auta Ventura de Sousa. Também, como professora do estado, no Grupo Escolar Dr. Manoel Diniz.

Madre Irene logo criou o curso pedagógico, sendo que Lourdes foi aluna da turma pioneira. Terminado este curso, foi morar em João Pessoa pois qeria continuar seus estudos. Tendo passado no primeiro vestibular e em uma boa classificação, concluiu o curso de Letras na Universidade Federal da Paraíba. Sendo a oradora da turma, como sempre foi, em todos os cursos que participou,; devido a sua eloqüência e sua bela forma de escrever.

Tinha também graduação em Supervisão Escolar e foi monitora da cadeira de Comunicação e Expressão, quando era estudante universitária. Na capital paraibana, ela lecionou em váris e renomados educandários como o José Lins do Rego, escola Técnica Federal da Paraíba entre outras.

No governo de Burity, quando a professora Giseuda Navarro assumiu um Depatamento da Secretaria de Educação e Cultura, Giseuda, sabedora e conhecedora da capacidade de Lourdes logo a convidou para trabalhar com ela na Cultura, onde trabalhou por dez anos, chegando a ser a principal assessora da secretaria.

Voltou para Itaporanga para cuidar de sua mãe que já estava com a idade avançada, só voltando a João pessoa após o falecimento de sua genitora.  Já aposentada, no dia 13 de setembro de 2009, Lourdes cometeu um desatino e veio a falecer, privando a todos nos do seu convívio e de sua sapiência.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More