terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Morre um dos maiores agropecuaristas de Itaporanga de todos os tempos

Severino Pereira de Sousa faleceu na manhã desta sexta-feira, 5...


Severino Pereira de Sousa (foto) faleceu na manhã desta sexta-feira, 5 de novembro, aos 89 anos, em sua residência, localizada na Rua Francisco Bidô, centro de Itaporanga, depois de um ano em precárias condições de saúde.

Deixou 18 filhos, 14 dos quais do primeiro casamento com a professora Clara de Sousa Lemos, conhecida como dona Quezinha, e uma história de trabalho e muitas conquistas no campo do comércio e da agropecuária. Também militou na política, elegendo-se vereador.

Para um homem que começou a vida sem um único alqueire, tornar-se um dos maiores proprietários de terra e comerciantes da região foi um ato de heroísmo, calçado por muito trabalho. Foi, durante muito tempo, o maior comprador de algodão do Vale, produto que revendia a Campina Grande. Também negociou com milho e gado, abastecendo todo o comércio local e parte do regional de carne.

Severino Pereira deu grande contribuição ao desenvolvimento do comércio de Itaporanga, onde atuou por meio século. Tornou-se um dos homens mais ricos do Vale com 14 propriedades e mais de uma centena de imóveis urbanos.

Entre seus filhos mais conhecidos estão Odete e Letícia Pereira, dona do posto de combustível Santo Antônio; os odontólogos Gustavo e Thiago Pereira; e o diretor regional da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (AESA), Severino Pereira Júnior.

Folha do Vale

Aos 89 anos, morre o agropecuarista Severino Pereira

Morreu na manhã de hoje, 05/11, o agropecuarista e comerciante itaporanguense, Severino Pereira de Sousa.

Severino Perereira morreu de morte natural, às 7h00,  em sua residência, que fica situada na rua vereador Francisco Bidô da Silva, antiga Dandão Severino, onde o corpo esta sendo velado e de onde sairá as 8h30 de amanhã para o cemitério Mãe de Misericórdia.

A prole Pereira é composta de 18 filhos, 44 netos, 22 bisnetos e um tetraneto. Severino foi casado a primeira vez com Clara de Sousa Lemos, mais conhecida como dona Quesinha; deste primeiro matrimônio ficam os filhos: Avani, Sales, Letícia, Ivonete,Osman, Odete Djaci, Marluce, Shirley, Gilberto, Jocélio, Joana D'arc, Auricélia e Valdete.

Depois de viuvo, casou-se com Sebastiana Batista e tiveram os filhos: Severino Pereira Júnior, Tiago, Gustavo e Ricardo..

Além de agricultor e pecuarista, Severino Pereira foi comerciante do ramo de madeira e gado e dono de uma das últimas "despopadeira" de arroz de nosssa cidade.

Foi também vereador, execendo seu mandato de 1960 a 1963, quando era prefeito de nossa terra, o médico Francisco Clementino, mais conhecido com Doutor Paizinho. Era vice-prefeito, o pai do saudoso Soares Madruga, o sr. Chagas Soares. Na época em que foi parlamentar mirim, os veradores eram eleitos pelo povo, mas não recebiam salário.

O filho que herdou seu nome é o mais conhecido de todos, Severino Pereira Junior é diretor regional da Agência de Gestão de Águas da Paraíba (AESA).

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More