sábado, 6 de dezembro de 2014

JOÃO PEREIRA DA SILVA


João Pereira da Silva conhecido popularmente por DANDÃO nasceu no dia 06 de maio de 1936 no Sítio Tamanduá, Distrito de Boa Ventura pertencente ao município de Itaporanga-Paraíba. Era filho de Pedro Antônio de Maria e Dona Maria Porciana da Conceição. Filho de agricultores dedicou sua juventude as atividades rurais. Estudo no Grupo Escolar do Sítio Tamanduá conseguindo através do esforço próprio concluir o antigo primário. Logo cedo, ainda menino, abandonou os estudos para cuidar do gado de Abraão Diniz nas funções de vaqueiro. Embora pouco letrado Dandão gozava de uma experiência prática nas atividades da fazenda. Em 1950, abandonou o gado dedicando-se a profissão de mecânico e motorista, trabalhando com Abraão Diniz. 

No ano de 1963, casou-se com Lindinalva Silva Pinto – Dona Dalvinha. Casado passou a residir em Itaporanga trabalhando de motorista na Panificadora de Ranulfo Pereira, transportando pães e biscoitos para as cidades, vilas e povoados circunvizinhos. Na década de 1970, ocupou as funções de motorista da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado da Paraíba. Posteriormente, por seis meses, prestou serviço a Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba como motorista do Deputado Estadual José Soares Madruga, retornando em seguida para secretaria de origem. Faleceu em Itaporanga no dia 26 de janeiro de 1980. Deixou um grande legado de homem sério e comprometido com o trabalho profissional. 

Com propositura do Vereador Antônio Rodrigues Pitas – Tonho de Bruno – aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Itaporanga a rua onde reside sua esposa Dona Dalvinha, no bairro Nossa Senhora do Rosário, foi denominada de Rua João Pereira da Silva. Na Câmara o Vereador Francisco Saulo usou a tribuna da casa dizendo que Itaporanga prestava uma grande homenagem e reconhecimento ao profissional Dandão. Para família, Dandão, deixou o exemplo de motorista qualificado e pai responsável. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More